Ribeira, lugar da freguesia de Real, concelho de Penalva do Castelo, distrito de Viseu, Portugal.
A partir desta "ilha", implantada na margem esquerda do Ludares vou partilhando... mesmo quando estou ausente, aqui estou ancorado!
Partilha "bairrista"
Freguesia de Real: História e Património. Para ler clique na imagem
Partilha Publicitária
O Actual concelho de Mangualde na memórias paroquiais (1732-1758): Veja Aqui
Partilha Publicitária
Uma viagem por Terras de Alcafache Pode ser adquirido por 5€ no Posto de Turismo de Mangualde, na Junta de Freguesia de Alcafache, no Hotel das Termas e na Casa dos Bordados de Tibaldinho
Os eleitos pela CDU na Assembleia de Freguesia de Real acabam de editar o 15º número do seu Boletim. Fruto do seu compromisso de Honestidade, Competência e Trabalho.
Poderá ver o boletim aqui. E o seu sítio na Internet aqui.
A informação está entre os principais instrumentos de participação democrática. Não é pensável participação alguma sem o conhecimento dos problemas da comunidade política, dos dados de facto e das várias propostas de solução dos problemas.
(Para visualizar o video desligue primeiro a partilha musical aqui ao lado)
Música dos Queen eleita a melhor de sempre
A canção Bohemian Rhapsody, dos Queen, foi eleita, no Reino Unido, a melhor canção pop de sempre, destronando "pesos pesados" como Bryan Adams, Robbie Williams e John Lennon , avança o jornal espanhol El Mundo.
Em 1975, a canção esteve durante nove semanas em primeiro lugar nos tops britânicos e voltou a ser número um em 1991, durante cinco semanas, depois da morte de Freddy Mercury. Bohemian Rhapsody é ainda o único single britânico a ter vendido mais de um milhão de cópias em duas fases distintas.
A melodia foi também considerada a melhor canção dos últimos 25 anos, dois anos depois de ter sido lançada.
A pesquisa de opinião foi realizada pela empresa Onepoll.com.
Página sempre actualizada. Temos notado que mal as actas são aprovadas na reunião seguinte, são num curto espaço de tempo aqui disponibilizadas e colocadas à consulta, podendo assim os cidadãos acompanhar as deliberações tomadas por este órgão autárquico.
Pois bem o que escrevi, já não corresponde à realidade! Desde a reunião de 19 de Março de 2008, passaram apenas a ser divulgados resumos das actas que nem sempre são disponibilizados com a celeridade com que estávamos habituados.
Por exemplo o resumo da acta da reunião de 25 de Junho, ainda não está disponível, mas num dos blogs de um dos vereadores já podemos encontrar parte, não do resumo, mas da acta!!!
Porque se passou a disponibilizar os resumos e não as actas?
Será que os funcionários administrativos têm tão pouco trabalho, para além das actas também fazerem o seu resumo?
Ou será que os senhores membros da Câmara Municipal têm alguma a esconder?
Para trás andam os carangueijos!
O futuro está numa administração central e local cada vez mais próxima da população, cada vez mais aberta!
Actualização: Foi hoje colocado no site da CMM o resumo da acta de 25 de Julho.
... que o então Bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes, remeteu ao Presidente do Conselho, António de Oliveira Salazar, uma "pró-memória" para um encontro que iria haver entre dois.
No site da Fundação SPES poderá encontrar a carta e informação sobre este bispo.
Está-se perdendo a causa da Igreja na alma do povo, dos operários e da juventude; se esta se perde, que poderemos esperar da sorte da Nação?
(Para ouvir a reportagem desligar a partilha musical aqui à direita)
Hoje partilho convosco uma das experiências que mais me marcaram como pessoa ao longo dos meus 27 aninhos: Férias Solidárias.
As Férias Solidárias são actividades de Verão que se realizam em casas de saúde mental que além de englobarem actividades lúdicas, englogam actividades de formação e de serviço aos doentes mentais.
Muitos jovens tiveram o seu primeiro contacto com o "mundo" da saúde mental através destas actividades.
São actividades que nos marcam para toda a vida!
Quem quiser experiementar poderá consultar mais informações aqui.
Neste verão haverá campos de férias nos seguintes locais e datas: Julho Barcelos: 17 a 25
Agosto Idanha (Sintra): 4 a 12 Condeixa-a-Nova: 4 a 14
Nas recentes obras dos novos tanque, fontenário, forno e casa de banho, foi identificada na parede de uma casa esta gravura.
Numa primeira observação pensei num carro de bois, mas depois de fotografá-la pensei antes num antropomorfo.
Colocada a questão na lista de discussão Archport, surgiram mais ideias:
Marco Valente sugeriu a representação de carros de bois, tendo em conta gravuras que identificou na Serra da Alvoaça.
Nuno Soares sugeriu tratar-se de marcas mágico-simbólicas indicam alguns exemplos apresentados nas I Jornadas do Património Judaico da Beira Interior (ver actas aqui): - em Penaverde uma marca cruciforme de feição antropomórfica com uma “cabeça” semelhante (v. p. 96), possivelmente associada a uma data (1811); - outros motivos com alguma afinidade, que têm sido interpretados como estilizações de menorah (v. p. 121).
Ana Penisga referiu "apresentar alguns paralelos com inscrições cripto-judaicas. Se virar a imagem ao contrário (no sentido vertical) a primeira ideia com que ficará será de uma cruz poténtea (uma cruz latina mas com os braços de tamanhos iguais e uns "tracinhos" perpendiculares a "rematar" as extremidades) ligeiramente alterada, ou seja, um dos braços é mais comprido e termina com um símbolo semi-circular. Este tipo de cruzes são frequentes na zona da Beira Alta, eu própria registei algumas nas ombreiras de portas do Centro Histórico de Celorico da Beira. Outros Centros Históricos, nomeadamente, Guarda, Trancoso e Fundão penso que também as têm, mas não posso assegurar agora de memória.Se assim for, e voltando agora a imagem à posição original, os cinco braços paralelos poderão representar uma Menorah. Neste campo estou apenas a especular, fundamentalmente porque não conheço nenhum exemplar. Mas poderá ser uma hipótese."
Leite de Vasconcellos e o concelho de Mangualde I - Introdução
Hoje comemoram-se 150 anos do nascimento de José Leite de Vasconcellos, em Mondim da Beira, actual concelho de Tarouca.
Formou-se em Medicina e mais tarde doutorou-se em Filologia. Depois de ter exercido medicina por breve tempo, foi nomeado conservador da Biblioteca Nacional, tendo a partir daí se dedicado ao estudo da Cultura Portuguesa e do Homem Português.
Posteriormente torna-se professor na Faculdade de Letras de Lisboa. Desde cedo se interessou pela arqueologia, tendo fundado uma colecção de antiguidades na Biblioteca Nacional, que depois viriam a ser integradas no Museu Etnológico Português, que fundou, actual Museu Nacional de Arqueologia.
Criou O Archeologo Português, órgão do museu e importante veículo de pequenas notícias sobre vestígios arqueológicos de todo o país; ainda hoje de consulta indispensável para qualquer arqueólogo.
A ligação de Leite de Vasconcellos a Mangualde remonta a 1892, ano em que visitou o concelho a convite de Alberto Osório de Castro, o “descobridor” da importante estação arqueológica romana da Raposeira. Manteve-se esta ligação ao longos dos anos, aqui regressando diversas vezes, ou enviando funcionários do museu para diversas explorações. Contactou com dezenas de pessoas, com quem foi trocando correspondência, destacando-se Bernardo Rodrigues do Amaral, Morgado de Outeiro de Espinho.
Além de explorações arqueológicas, o Mestre Leite desenvolveu uma intensa recolha de tradições e formas de falar no nosso concelho.
São estes dados, muitos dos quais se encontram inéditos, que vamos dar a conhecer aos leitores do Noticias da Beira nos próximos números. Associamos-nos, assim, às comemorações dos 150 anos do nascimento de Leite de Vasconcellos. Mais informações sobre as comemorações e sobre a vida e obras deste ilustre beirão poderão ser encontradas em http://www.mnarqueologia-ipmuseus.pt/ (sítio do Museu Nacional de Arqueologia).
Publicado no Noticias da Beira de 5 de Julho de 2008.