terça-feira, 31 de março de 2009

Dias agitados... e mais um artigo publicado

Os últimos dias têm sido agitados, uma correria de um lado para o outro.

Na 5ª feira estive nas Caldas da Rainha, onde tive o prazer de falar sobre a Arqueologia nos dias de Hoje a alunos do secundário.

Abalei para Lisboa para frequentar na 6ª feira e no Sábado o 4º Curso de Antropologia Biológica. 5*, uma formação bem ministrada e muito útil para o exercício da minha profissão, valeu a pena!

Na 6ª feira à noite ainda tive o prazer de rever a Catarina Faustino, para colocar a conversa em dia e fazer umas negociatas culturais. No Sábado à noite tive o prazer de rever o meu amigo Pedro Gonçalves ribatejano radicado no Alentejo.

No Domingo mudou a hora e eu não dei conta e assim cheguei atrasado à missa de envio do meu amigo JH Aurélio Quiaios, que partirá em breve para Timor. Ainda estive a preparar coisas para a R'Hospitalidade da JH no Retaxo com a grande Elsa.

2ª feira regresso a Viseu e realização da prova final do Curso de Formação de Formadores e jantar final de curso com todos... e um copito (de água) com a Olivia, o Jorge e a Paula no Bar da Livraria da Praça.


Chegado a casa eis que tenho o último número da Revista Beira Alta, onde saiu mais um artigo meu sobre as sepulturas escavadas na rocha da freguesia de Quintela de Azurara.





Neste número encontram-se, também, os seguintes artigos:

O Fontelo no tempo de D. Miguel da Silva, de Aires Pereira do Couto

Por e para um pedaço do céu nas Terras do Demo. Um solicitante nas malhas da Inquisição, de Jaime R. T. Gouveia

Sóror Maria da Encarnação e o culto a S. Francisco Xavier na vila beirã de Moimenta da Beira no século XVII, de Manuel Cadafaz de Matos

A Igreja paroquial de S. Miguel da Cogula, de Sérgio Gorjão

D. Luís do Amaral, de Viseu e Lamego. um bispo dissidente, de João Silva de Sousa

Os Ambiente do Ar, proyecto de desarrollo local, de Ana Barbero Franco

Cesteiro de Viseu (Distrito) - O último Retrato, de Alberto Correia.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Quaresma... tempo de Proibição ou de Conversão?


Para pensar sobre o sentido da Quaresma, que estamos a viver, deixo um vídeo que está no blogue da Elsa.


Desculpem estar em Espanhol mas em Portugal ainda se demora a fazer disto...


domingo, 15 de março de 2009

acabadinho de chegar...

... da cidade dos cinco "F"s de um concerto magnífico da Claudine Pinheiro.

podem ouvir esta maravilhosa voz aqui.

sábado, 14 de março de 2009

Crisma ou preocupação?

Com este título encontrei aqui um texto do meu amigo Jorge Castela, sacerdote da diocese da Guarda e que também anda por estas andanças da Pastoral Juvenil, com o qual não podia estar de acordo.

Era uma vez um padre que tinha uma das suas igrejas paroquiais cheia de ratos. Encetara todo o tipo de tentativas para acabar com o problema. Veneno, vassouradas, limpeza in extremis, tudo e mais alguma coisa. No entanto os ratos não saíam da Igreja. Não sabia mais que fazer. O tempo foi passando e um dia, por acaso, encontrou-se com outro colega e acabou por desabafar o problema. Logo o colega, em tom esperto, avançou com a solução: crisma-os que vais ver como eles desaparecem logo da Igreja.
Hoje não falamos de ratos, mas de jovens que deviam assumir o sacramento do Crisma como alguém que atingiu o estado adulto da fé, que deviam crismar-se como uma etapa importante da caminhada de fé, mas teimamos, jovens e responsáveis da Igreja, em fazer dele um sinal vazio de conteúdo, uma etapa burocrática para poder ser padrinho. Porém, o que mais me preocupa não é o facto de teimarmos nisto. O que mais me preocupa é não nos preocuparmos verdadeiramente com os jovens que estão para crismar ou já se crismaram, e mantemos uma pastoral de função, de cumprimento, de tradição, ou pior, uma pastoral de indiferença que apenas pensa nos jovens porque tem de haver crisma.


quarta-feira, 11 de março de 2009

Portugal é de todos



Propostas para um Portugal mais positivo, realizador e livre.

Num ano em que se decidem três eleições e o país está mergulhado numa crise de esperança, desafiamo-lo a preencher este formulário com ideias que ajudem a construir um Portugal melhor e mais solidário (use um máximo de 400 caracteres por ideia; não é obrigatório o preenchimento de todos os campos).

A sua contribuição será divulgada nos sites SIC, Expresso, VISÃO e AEIOU e entregue, no dia 25 de Abril de 2009, data em que se comemoram os 35 anos da Revolução dos Cravos, ao Presidente da República, a todos os grupos parlamentares, ao Conselho de Ministros, à Associação Portuguesa de Municípios e a diversas organizações representativas da sociedade civil.Três destinatários, três temas, três propostas.

domingo, 8 de março de 2009

8 de Março... mais que o Dia da Mulher

Hoje dia 8 de Março rezam, nas as crónicas, mas os almanaques que é o Dia Internacional da Mulher. Esta hora estão as mulheres aqui da aldeia a estrear o Parque da Lameira já remodelado em amena cavaqueira.

Mas neste dia também se venera um grande santo português que nós jovens hospitaleiros temos como modelo: S. João de Deus.

Hoje mesmo foi inaugurado o Museu da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus dedica à História da Ordem mas também à Psiquiatria. Mais informações aqui.

Poderão saber um pouco mais sobre este santo aqui.

Poderão ler os seus escritos aqui (no final tem um link para fazer o download).

Deixo-vos uma frase de S. João de Deus:

Se considerássemos como é grande a misericórdia de Deus, nunca deixaríamos de fazer o bem…"
(Cf. 1.ª Carta À Duquesa de Sesa)

quarta-feira, 4 de março de 2009

Inauguração de Nova Exposição: S. Paulo... as formas da Fé

Clique na imagem para ver maior.
Organizada pelo Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu em conjunto com a Zona Pastoral de Viseu.
Dos concelhos de Penalva do Castelo e Mangualde estarão patentes peças das paróquias de Ínsua, Trancozelos, Freixiosa e Lobelhe do Mato. Numa apresentação multimédia surgirão imagens de peças das paróquias de Real, Mareco, Castelo de Penalva, Lobelhe do Mato e S. João da Fresta.

domingo, 1 de março de 2009

fotografia...


Nunca fui dado à fotografia, apesar de gostar de ver exposições de fotografia, e ver como outros olham a realidade observavel.

Hoje recomendo estas duas ligações (clicar nas fotos) de dois amigos fotógrafos:

Da Carla que faz fotos espectaculares.



Do João Carlos, realense emigrado, que criou recentemente um site para mostrar a sua paixão.

Boa Visita!