segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Uma tarde diferente... ou uma forma diferente de fazer política.



Fotos de Jorge Pina Ribeiro

Para a tarde do último Domingo a Junta de Freguesia de Real decidiu convocar a população para a apresentação do Orçamento e Plano de Actividades para 2010 e das candidaturas a Fundos Comunitários.

A população, mostrando uma maturidade civica impar, aderiu ao convite e encheu a sala da sede da Junta de Freguesia.

Foram cerca de duas horas em que a Junta de Freguesia pode apresentar as suas linhas orientadoras e a população pode partilhar os seus anseios e problemas e dar contributos, ajudando, assim, a Junta de Freguesia a tomar as melhores opções para o futuro da nossa Freguesia.

A população demonstrou que quer ter voz junto dos órgãos autárquicos e também ter algo a dizer na hora de tomada de decisões sobre o futuro da nossa Freguesia.




domingo, 15 de novembro de 2009

Magusto'09 da Freguesia de Real


Organizado pela Paróquia, pela Junta de Freguesia, pela Irmandade das Almas e Santíssimo e pela Associação, Cultural, Recreativa e Social realizou-se hoje à tarde mais um magusto da Comunidade.

A abrilhantar o convívio esteve a Tuna de Real, que cantou e encantou todos os presentes com a sua mestria.

Deixamos um la-mi-ré do que foi uma tarde bem passada, de festa e alegria!

Fotografias e vídeo podem ser vistos no site da Freguesia aqui.


domingo, 8 de novembro de 2009

Mais um ano e mais uma Feira dos Santos!

Eventos

 

O blogue tem andado um pouco parado, o tempo é pouco e a inspiração é canalizada para outros lados.

Por isso recupero aqui um texto que publiquei no ano passado aqui no blogue sobre a Feira dos Santos, onde outrora se comia a marrã e hoje comem febras!!!

 

 

Ocorre este fim de semana na cidade de Mangualde mais uma edição da Feira de Santos. Quem se deslocar pela cidade encontrará umas maravilhosas placas amarelas a dizer "Febras", pois o que interessa são as febras e não a tradicional feira, onde não se comia apenas a marrã.

Então mas come-se febras ou marrã?

Como diz o ditado, a tradição já não é o que era, e como tal a designação "marrã" caiu em desuso na década de 70 do século passado e passou a usar-se o termo febras.

Mas outrora esta feira foi conhecida, não pela feira das febras mas sim pela marrã.

No Notícias da Beira encontramos várias referências à marrã nas notícias referentes à Feira de Santos:

  • Em todo o caso fizeram-se muitas e variadas transacções, especialmente da tradicional "marrã", pois foram abatidas algumas centenas de cevados. (NB, 441, 10-11-1947).
  • O facto imprimiu ao ambiente um ar de grande entusiasmo e movimento em todos os sectores do mercado, tendo-se realizado importantes transacções, principalmente de marrã, sendo abatidos mais de 500 suínos! (NB, 801, 10-11-1962).
  • Destaca-se ainda a venda de carne de suíno (marrã) pois além do consumo que nesse dia se repista nos restaurantes e nas pitoresas bancas... (NB, 824, 1963).

Para quem não saiba o termo marrã designa a bácora que já deixou de mamar ou simplesmente a sua carne. O termo é bastante antigo e aparece no Foral manuelino de Tavares (10-02-1514). O bácoro ou a sua carne era chamado de gorazil (termo que também surge no Fora de Tavares). Com o tempo o termo gorazil caiu em desuso e o termo marrã passou a designar genericamente a carne fresca de porco ou porca.

Em Mogadouro, por exemplo, a Feira anual chama-se Feira dos Gorazes, mas as pessoas dizem que comem a marrã!