segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Será que um católico pode ser candidato a uma autarquia pela CDU?
domingo, 30 de agosto de 2009
sábado, 29 de agosto de 2009
Finalmente...
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Alguém aqui na freguesia anda a precisar de ler isto...
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Carlos Paião: 21 anos depois...
Carlos Paião é para mim um dos grandes compositores da década de 80. Sabia brincar com as palavras e a música. Quem não se lembra de "Trocas e Baldrocas", "Vinho do Porto, Vinho de Portugal", "A Canção do Beijinho", "Bamos lá Cambada" ou "Pó de Arroz", entre muitas.
Faz hoje 21 anos que Carlos Paião morreu num acidente de viação a caminho de Penalva do Castelo onde iria dar um espectáculo nas Festas da Vila.
Podem conhecer ou recordar algumas da músicas do Carlos aqui.
Uma biografia dele pode ser contuldada na wikipédia.
domingo, 23 de agosto de 2009
Hoje é o Encontro da Família Pina

quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Autárquicas 2009 em Real

sábado, 15 de agosto de 2009
Arte, Poder e Religião nos tempos medievais - A identidade de Portugal em construção

Foi inaugurada ontém no Museu Grão Vasco, Viseu, a exposição “Arte, Poder e Religião nos tempos medievais - A identidade de Portugal em construção”, com a presença de S. Ex.ª o Presidente da República, Prof. Aníbal Cavaco Silva.
A Exposição integra obras de arte representativas do período dos alvores da nacionalidade nas vertentes do poder, da religião e da produção artística, uma fase da história de Portugal em que a figura de D. Afonso Henriques assumiu particular protagonismo. Às peças que são expressivas do pensamento e da estética medieval, associaram-se outras, de épocas posteriores, que iconograficamente evocam acontecimentos e figuras particularmente significantes desse período histórico e exemplificam os legados que se perpetuaram ao longo dos séculos.
Na selecção das obras, preferiram-se exemplares directa ou indirectamente relacionados com a Região Centro, ajudando à interpretação e ao conhecimento da produção artística desta área geográfica e à compreensão do seu significado na relação com o contexto histórico. Para algumas abordagens, foi imprescindível o recurso a peças de outras regiões do país. Assim, foi possível reunir um significativo conjunto de peças, na sua maioria do período medieval, algumas das quais nunca tinham sido expostas.
Arte, poder e religião são três vertentes estruturantes do período da formação de Portugal, essenciais à compreensão das características da história e da identidade nacional. Nas suas realizações e evolução estabeleceram-se relações de proximidade e de influência, que impõem uma abordagem numa perspectiva de conjunto.
A exposição compõe-se de quatro núcleos: - Entre Cristãos e Muçulmanos; - Celebrar e venerar; - Escultura devocional; - Sacralização do espaço e do tempo.
Entre as mais de seis dezenas de peças expostas encontram-se algumas de referência da arte medieval como um cálice do século XII do Museu Nacional Machado de Castro ou os cofres de Limoges da Sé de Viseu. Em simultâneo são várias as peças que são expostas ao público pela primeira vez, como a montagem de dois arcos do claustro do mosteiro de São João de Tarouca ou o lintel com epígrafe da capela de Nossa Senhora do Barrocal (paróquia das Romãs, Sátão). Do concelho de Mangualde está patente uma imagem de pedra ançã de Santa Catarina do séc. XIV, pertencente à paróquia de Quintela de Azurara.
Até 14 de Novembro
3ª feira 14h-15h30m
4ª feira-Domingo: 10h-17h
Entrada Gratuita
domingo, 9 de agosto de 2009
bem ou eu ando enganado ou anda muita gente acomodada a não respeitar a Lei...
Festas do Concelho - Penalva do Castelo
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Deus omnipotente quis chamar desta vida para Si o nosso irmão, cujo corpo entregámos à terra, para que volte ao lugar de onde foi tirado. Supliquemos a Cristo nosso Senhor, que ressuscitou como Primogénito dos mortos e há-de transformar o nosso corpo mortal para o tormar semelhante ao seu Corpo glorioso, que receba na sua paz este nosso irmão e o ressuscite no último dia para a glória eterna.
terça-feira, 4 de agosto de 2009
A Ribeira está de luto...
A nosa Pátria está nos Céus, donde esperamos, como Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo miserável, para o tornar semelhante ao seu corpo glorioso, pelo poder que Ele tem de sujeitar a Si todo o universo. (Filip 3, 20-21)
O Funeral será amnhã na Ribeira pelas 17h30m