É consensual e reconhecido o potencial do património arquitectónico e arqueológico do concelho de Mangualde, contudo, até hoje não se tentou a implementação de acções concertadas que visassem a sua salvaguarda e protecção, assim como, a sua divulgação e capacidade de ser usufruído pela população.
No entanto, nos últimos trinta anos têm sido desenvolvidas diversas acções meritórias que necessitam de ser capitalizadas e potenciadas, para que os seus resultados não fiquem esquecidos na penumbra do tempo e sejam aproveitados ao longo dos tempos.
Por outro lado, verificámos que algumas das acções realizadas desqualificaram os diversos elementos patrimoniais, quer directamente, quer alterando a sua envolvente.
Passados mais de cem anos após a primeira intervenção arqueológica e a primeira manifestação popular em defesa de um elemento patrimonial, pensamos que já é hora do concelho de Mangualde dispor de um Plano Director Cultural, onde a par de outras manifestações culturais o património cultural seja assumido como um factor estruturante para a identidade e desenvolvimento locais.
Partindo da nossa dissertação de Mestrado sobre o Património Arqueológico e Arquitectónico do concelho de Mangualde: Ontem, Hoje e Amanhã e da realidade actual, lançamos algumas ideias que poderão ser desenvolvidas no futuro.
Por uma questão de sistematização agrupámos as diversas ideias em seis grandes áreas que vamos desenvolver nos próximos números do Notícias da Beira:
1. Classificação e Zonas Especiais de Protecção
2. Inventários e Levantamentos
3. Intervenções Arqueológicas
4. Conservação e Restauro de Património Imóvel e móvel
5. Estudos e Divulgação
6. Musealização
Para cada uma destas grandes áreas foram analisados os respectivos Pontos Fortes/Oportunidades e Pontos Fracos/Ameaças. Tais ideias constituiram grosso modo o último capítulo da nossa dissertação de mestrado. Em ano de eleições autárquicas, esperemos que este nosso contributo possa ajudar os candidatos e aqueles que vierem a governar o concelho de Mangualde a traçarem uma estratégia concreta de salvaguarda para o património cultural de Mangualde.
Publicado no Notícias da Beira de 05-07-2009.
Sem comentários:
Enviar um comentário