quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Um nevão em Rio de Moinhos, Sátão

 

Hoje trago uma partilha sobre um nevão que ocorreu em 1887/8 em Rio de Moinhos do vizinho concelho do Sátão.

O relato desde nevão foi lavrado na 1ª página de um livro de baptismos, com certeza pelo pároco de então, que hoje se encontra depositado no Arquivo Distrital de Viseu (ADVIS, Paroquial do Sátão, Cx. 6-C, n.º 25, f. 1).

nevaoRIodeMoinhos_0001

Nos dias 21 [?] a 31 de Dezembro de 1887 foi tanta a neve nesta freguesia, e tanto o frio que foi preciso abrirem os vizinhos as portas uns aos outros, e foi tanto o gelo, que durante os dias não foi possível tocar os sinos, e as portas que se fechavam em poucos instantes estavam presas, sendo preciso para abri-las quebrar o gelo e força-las com paus por dentro e por fora. Continuou em Janeiro e Fevereiro um frio glacial. No dia 21 de Fevereiro uma grande camada de neve.

Bem Haja à D. Helena Ferreira, distinta funcionária do ADVIS que nos deu a conhecer este relato.

1 comentário:

Unknown disse...

não consigo deixar de imaginar Rio de Moinhos meses a fio inacessível e branco. Já pensei nos meus antepassados, nas casas onde viviam... nas ruas que havia e o contraste do granito, dos balcões de madeira (?) com o branco gélido.
Tenho umas fotos de Casal de Cima coberta de neve, mas não têm mais de 50 anos... não consigo deixar de imaginar :D beijo e obrigada!