sábado, 4 de outubro de 2008

Património acontece... na Internet


Era para ter colocado esta mensagem no Fim de semana passado quando se comemorou a Jornadas Europeias do Património sob o lema "Património acontece...".

Em Penalva do Castelo nada aconteceu, em Mangualde foram levadas a cabo duas iniciativas que podem ver aqui e aqui.

Mas naquele fim de semana gostaria de ter escrito aqui sobre a Internet e a divulgação do património mangualdense. 

Pois o Património também acontece... na Internet.


Depois da viragem do milénio, com o incremento do acesso e utilização da Internet surgem sítios na Internet que abordam o património cultural de Mangualde e das suas freguesias.

A Câmara Municipal no seu sítio apresenta alguns dos monumentos do concelho, com as respectivas fotografias e textos descritivos. 

A Junta de Freguesia de Mangualde tem, igualmente, um sítio na Internet onde o património arquitectónico e arqueológico da freguesia merece idêntica apresentação.

Sobre outras freguesias do concelho existem sítios na Internet elaborados por pessoas singulares ou associações.

Hélder Costa mantém um sítio on-line, desde 2001, sobre a freguesia de Mesquitela, onde numa secção apresenta os principais monumentos da freguesia com as respectivas fotografias e breves descrições.

Sobre a freguesia de Póvoa de Cervães existe um sítio, que apesar do seu grafismo rudimentar, apresenta fotografias de alguns elementos documentais e os textos do opúsculo de Luís Filipe Mendes e do trabalho académico de Natália Carvalho Mendes.

Em 2003, Ricardo Rosa lançou um sítio sobre a aldeia de Abrunhosa-a-Velha onde, apesar de não existir uma secção dedicada ao Património Cultural, poderá obter-se dados sumários nas secções “História” da aldeia, “Fotografias” e “Antes e Depois”.

Carlos Matos mantém desde Agosto de 2005 um sítio na Internet sobre a freguesia de Santiago de Cassurrães. Neste sitio para alem de fotografias dos diversos imóveis que constituem o rico património cultural da freguesia, podemos visitar o interior de alguns imóveis, como a Igreja Matriz e a Ermida da Senhora de Cervães, através de um sistema de visualização de panorâmicas de 360º, assim como obter a localização precisa destes imóveis através do GoogleMaps.

Já depois de Março de 2006, algumas Juntas de Freguesias aderentes ao projecto “Património-Turismo.com” desenvolvido pela empresa Divulgação XXI, passaram a dispor de uma página ou um sítio na Internet sobre a sua freguesia.

A Associação do Rancho Folclórico “Os Azuraras”, de Quintela de Azurara, mantém (manteve) um sítio na Internet sobre a sua freguesia, onde apresenta alguns dos dados obtidos durante do projecto de elaboração da monografia da freguesia.

A Associação Cultural Azurara da Beira, através de um projecto de “Ocupação dos Tempos Livres” do Instituto Português da Juventude e com o apoio da Escola Secundária Felismina Alcântara, disponibilizou na Internet, em Setembro de 2004, o levantamento do património cultural efectuado nos inícios da década de 80.

Os organismos estatais com competências na área do Património Cultural, recentemente extintos, disponibilizavam nos seus sítios o acesso a bases de dados, com destaque para o Sistema de Informação do Património Arquitectónico da extinta Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, agora da competência do novo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana.

Outra realidade associada à Internet são os blogues onde de uma forma regular são colocados textos e são permitidos comentários aos mesmos, criando uma interacção, muita frutuosa, entre o autor dos textos e os seus leitores.

Dos diversos blogues que conhecemos da autoria de mangualdenses, apenas um foi criado com a intenção de abordar nos seus textos questões ligadas ao Património Cultural, o “NeoArqueo”, da autoria de António Luís Tavares.

1 comentário:

Dis disse...

jessaJá experimentou o site da Junta das Chãs?
Não?
Nem eu!
Infelizmente não existe.