sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Leite de Vasconcellos e o concelho de Mangualde IV




Leite de Vasconcellos e o concelho de Mangualde
IV – Escavações em 1892

Durante a sua estadia em Mangualde nos inícios de Setembro de 1892, Leite de Vasconcellos escavou, a expensas suas, a Casa da Orca da Cunha Baixa e a Orca dos Padrões.
A escavação encetada na Casa da Orca da Cunha Baixa constituiu a primeira escavação de José Leite de Vasconcellos num monumento megalítico. Aqui, escavou a câmara e o corredor de onde exumou algum espólio, que foi depositado mais tarde no Museu de Belém, e levantou uma planta do monumento. O espólio era constituído por machados de pedra polida, geométricos e uma curiosa pedra com doze sulcos.



Planta do Dolmém da Cunha Baixa e pedra com 12 sulcos.


Durante esta escavação conheceu o Morgado de Outeiro de Espinho, Bernardo Rodrigues do Amaral que lhe indicou a Orca dos Padrões, que também escavou. A esta escavação, para além de Alberto Osório de Castro e do Morgado de Outeiro, também assistiram José Cabral, Emílio Coelho, Lino Ferreira e Armando Sacadura, da sociedade mangualdense. Aqui foram exumados alguns fragmentos cerâmicos decorados, e materiais em sílex e pedra polida.

Planta da Orca do Padrões e fragmento cerâmico decorado.


Outro sítio que Leite de Vasconcellos escavou foi atrás da Ermida de N.ª Sr.ª do Castelo. Desta vez não a expensas suas, mas com o resto do dinheiro que Francisco Martins Sarmento enviou para Alberto Osório de Castro escavar a Raposeira. Por este motivo, os materiais foram enviados para Guimarães onde se encontram no Museu da Sociedade Martins Sarmento. São eles um raspador, um punção, um pendente e um pedaço de escória. Além destes materiais foram encontrados fragmentos cerâmicos e moedas romanas imperiais, cujo paradeiro se desconhece. Nesta data Leite de Vasconcellos visitou o Palácio Anadia onde viu moedas romanas encontras neste local, talvez durante as obras de edificação da ermida e/ou escadaria.

Pedro Pina Nóbrega
Publicado no Noticias da Beira de 20 de Novembro de 2008.
As imagens foram publicadas por Leite de Vaaconcelos n'O Archeologo Portugues

Sem comentários: