Ribeira, lugar da freguesia de Real, concelho de Penalva do Castelo, distrito de Viseu, Portugal. A partir desta "ilha", implantada na margem esquerda do Ludares vou partilhando... mesmo quando estou ausente, aqui estou ancorado!
Hoje ao regressar daqui decidi passar pela Anta da Cunha Baixa para ver se ainda continuava com o miserável caminho de acesso ou se já havia um novo acesso.
Pois não é que havia. O novo acesso localiza-se na margem esquerda do Rio Castelo sobre o qual foi construído um pontão que dá acesso à anta. O caminho coberto com Tout-Venant é bastante largo, possibilitando o estacionamento dos veículos automóveis ou autocarros.
Segundo noticia do Mangualdeonline os trabalhos foram promovidos pela Junta de Freguesia da Cunha Baixa.
Agora convinha limpar o espaço envolvente à Anta e o pequeno troço do velho acesso que liga o pontão ao monumento.
A Placa que lá se encontra também deveria ser substituída por outra que para além da planta contivesse uma nota explicativa sobre o monumentos e a sua época de construção, com relação com outros monumentos que se localizariam na região (Orca de Padrões, Orca de Braçais, Orcas de Gandufe, entre outros).
De referir que a ACAB-Associação Cultural Azurara da Beira, promotora dos trabalhos de escavação e valorização em 1987 e da abertura do antigo, há muito que solicitava à Câmara Municipal de Mangualde a resolução do problema da falta de acesso a este Monumento Nacional.
Enviar um comentário
Sem comentários:
Enviar um comentário