quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Pitopeca em África – História de uma Missão em Maputo


A pequena viagem que fez com Guilhermina tinha mudado Pitopeca: ela sentia-se crescida. Pitopeca sentiu as mãos e os pés a esticar por dentro e por fora, estava diferente e não queria acreditar. Ao mesmo tempo que se sentia estranha por dentro, queria mudar tudo à sua volta… Pitopeco estava a dormir-para-sempre, e o que iria Pitopeca escolher para si?...

Neste livro, Inês leitão, uma jovem autora promissora, lembra-nos que a «urgência da missão reside em qualquer parte: nos subúrbios de Maputo, no Brasil, na Índia, mas sobretudo na nossa cidade, nas estações de metro, no nosso caminho para casa». Mas, mais que da história de uma missão, este livro fala às crianças – de uma forma encantadora – da amizade, da família, da dor que é perder alguém que nos é muito próximo, de como pode ser difícil «lidar» com pessoas diferentes, seja pela sua cultura seja, sobretudo, quando essa diferença é física, e fala ainda da tão necessária solidariedade a uma escala global… No fundo, «este é um livro sobre a construção de um mundo mais justo e mais feliz […] e sobre as milhares de mãos que o constroem todos os dias».

Os direitos de autor revertem a favor das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus.

Podem encomendar aqui, de onde retirei o texto.

A Inês Leitão, que tive o prazer de conhecer na Juventude Hospitaleira e com ela partilhar a actividade voluntária na Clinica Psiquiátrica de S. José, esteve um ano num projecto missionário em Moçambique das Irmãs Hospitaleiras.

Podem ouvir a entrevista à RR aqui, onde fala do livro e da sua experiência de missão.

1 comentário:

Inês Leitão disse...

Obrigada, Pedro.

um beijinho