quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Monografia de Mangualde: Finalmente reeditada


Câmara Municipal de Mangualde deliberou na sua reunião de 3 de Outubro de 2007 revogar o protocolo que tinha estabelecido com a Associação Cultural Azurara da Beira (ACAB) e o Sr. Valentim Oliveira (detentor dos direitos de autor da monografia de Mangualde escrita por Valentim da Silva), referente à edição da monografia.

Anteriormente na sua reunião de 13 de Junho de 2007, a CMM tinha aceite a transmissão dos direitos de autor da monografia doados pelo Sr. Valentim Oliveira. O Sr. Valentim colocou como condição para a doação ter efeito, a edição da obra no prazo de um ano e a sua venda pelo preço mais baixo possível.

Ora eis que esta obra foi agora reeditada pela CMM e colocada à venda pelo preço de 7,5€ no Posto de Turismo de Mangualde.

É importante a reedição destas obras, como também aconteceu, por exemplo, com a obra de Pinto Loureiro sobre o concelho de Nelas e reeditada pela CM de Nelas; ou a obra de Fernando Barros Leite sobre o concelho de Penalva do Castelo e reeditada pela respectiva CM. Mas deveriam ser acompanhadas de notas e comentários que actualizassem alguns dados, de forma a fornecer a quem as lê hoje em dia dados correctos fruto de investigações posteriores. Principalmente em concelhos onde não abundam estudos monográficos sobre a história local, como acontece no concelho de Mangualde, em que a maioria das edições são sobre elementos do seu património cultural.


1 comentário:

Al Cardoso disse...

Por sinal possuo um exemplar da primeira edicao.
Concordo com as notas de actualizacao.

Um abraco dalgodrense de amizade